Blog de Casamento

7 dicas sobre as escolhas de Padrinhos e Madrinhas.

Padrinhos e Madrinhas são pessoas especialíssimas na vida do casal e você pode comprovar isso no significado da palavra MADRINHA, que deriva do latim MATRINA quem vem de MATER, ou seja, MÃE! São especiais ou não?
Vou pontuar sobre esse assunto sendo a mais sucinta possível, mas abordando pontos importantes.

A ESCOLHA…

É um momento crítico. Acabamos cheias de interrogações. Quantos casais? De quais núcleos? Podemos separar os casais? Depois mais interrogações. Definir cor dos trajes? Ou apenas o tom? Modelos iguais?

1-Convidem quem vocês quiserem, mas sabemos que os escolhidos devem ser do convívio dos noivos. Para ajudar, vocês podem escolher um casal da turma da faculdade, outro do trabalho, outro da família e outro dos amigos pessoais. É apenas uma sugestão. Se livre de convidar por obrigação, porque prometeu, porque alguém “brincou” dizendo quero ser a madrinha, hein? Muitos amigos fazem esses comentários, se valorizar, se você importar com isso, acabará por deixar de fora quem você realmente gostaria que fossem os  padrinhos.

Converse com seu noivo (a) na hora de escolher, pois acredito que os dois saberão ponderar e fazer a escolha que realmente desejam.

2- Não faz sentido você convidar o namorado recente da sua amiga, a menos que você já tenha tido um bom contato e queira realmente. O protocolo permite separar casais solteiros, mas os casados não. Use o bom senso. Quando os casais não se conhecem acho importante que promova um ensaio até mesmo para que eles se conheçam, afinal os dois são pessoas próximas do casal e a interação é sempre muito bem-vinda!

3- Os padrinhos não são meros representantes no altar, eles de alguma forma devem participar da organização do casamento. Ajudar na preparação:

– Despedida de solteiro

– Chá de bar

– Chá de cozinha

E no grande dia também tem funções:

– Ajudar no traje

– Animar a pista de dança

– Hora de jogar o buquê

– Alertar um retoque do make

4- O número de casais é relativo. Depende do número de convidados, do tamanho do altar ou do pergolado (no campo). Um mini wedding requer poucos casais, pois são no máximo 120 convidados, creio que três casais é o ideal, mas nada impede que você aumente um pouco, 200 convidados cinco ou seis casais, depende muito do que os noivos desejam e do tamanho do espaço. Friso sempre sobre o tamanho do espaço porque nada mais feio que um altar com padrinhos espremidos.

 5- E o que dar de presente? Não existe mais essa preocupação. O gostoso é dar algo que pareça com os noivos ou com a decor da casa nova.  Algo que o casal lembre e saiba quem presenteou.

6- Acho de bom tom fazer um convite diferenciado. Pode ser uma caixinha personalizada com as iniciais do casal com chocolates, pão de mel ou mesmo promover um jantar informal para cada casal. Fica a critério e criatividade dos noivos.

7- Quanto aos trajes é algo a definir com os noivos. Preferem escolher a cor, ou apenas o tom, modelos iguais, diferentes. Com os padrinhos não restam dúvidas que é mais fácil. Já a madrinhas complica um pouco. Eu jamais escolheria o modelo. Nem todas terão o mesmo biótipo. Creio que a cor ou apenas o tom deixariam as madrinhas tranquilas e as fotos lindas.

Já vi muitas madrinhas infelizes com tantas exigências. É legal deixar que elas opinem a respeito. Pensem nisso!

Cal

Foto: Allan Kaiser

Foto: Allan Kaiser

Foto: Allan Kaiser

Foto: Wilson Jr.

Foto: Beto Nascimento

Foto: Miragens Produções

Foto: Miragens Produções

Foto: Beto Nascimento

 

Ficha Técnica:
Espaço: Casa Park Home Restrô
Fotógrafos: Allan Kaiser, Beto Nascimento, Miragens Produções, Wilson Jr.