Blog de Casamento

Damas e Pajens, inspirem e suspirem!

Ninguém resiste aos encantos e doçuras das damas e dos pajens, não é mesmo? Quem nunca emitiu aquele som doce ao vê-los? Falo de suspiros, tudo é muito gracioso e não nos contemos, tem sempre alguém demonstrando com um sorriso ao vê-los adentrar.
A participação deles representa a inocência do amor, o amor puro, na sua essência.
É uma tradição bem antiga que vem evoluindo e se modificando através dos tempos.
Origens? Existem algumas. Uma delas afirma ser vinda da idade média. As crianças vestiam suas melhores roupas e corriam pelo vilarejo, colhendo flores e anunciando a chegada dos noivos e entravam na frente de todos. Outra versão era de que as Daminhas vestiam-se iguais as noivas a fim de fazer os maus espíritos confusos e não se aproximarem, a intenção era proteger os noivos. E existem outras e outras versões sobre as origens.

Seguem alguns pontos que se deve observar:

Escolho quantas crianças?
Não existem limites para o número de damas e pajens, mas deve haver o bom senso.
E quanto a idade?
Não existe uma idade certa. As muito pequenas exigirão mais dos pais, parentes ou cerimonial.
E para convidar, como devo proceder?
Não existem protocolos para isso. Fica a gosto, só acho importante que o convite seja feito presencial aos pais e depois as crianças. Crianças adoram mimos. Pode abusar de gestos generosos, como dar algo de presente, crianças amam doces, pode ser uma caixinha decorada de pão de mel, ou de brigadeiro ou simplesmente um saquinho de doces e gostosuras.
Quem deve pagar o traje?
O ideal é que sejam os noivos, mas podem combinar e os próprios pais pagarem. Isso não é deselegante, mas lembre-se que se não for os noivos a pagarem, não se deve exigir a ponto de encarecer o valor da roupa.
Que roupa usar?

Isso depende do porte do casamento, se for de dia ou de noite, na igreja ou no campo, o horário. Por favor, a roupa tem que ser confortável, nada de tecidos que pinicam, roupas justas, sapatos que apertam, pensem que crianças fazem só o que querem quanto mais a vontade e confortável elas estiverem, mais a entrada será um sucesso.

Elas costumam levaralianças, flores, plaquinhas com frases inspiradoras (placas leves e pequenas), bíblia (se for usada na cerimônia tem que entrar logo no começo). E que tal colocar alguma música infantil na hora da entrada delas? Pode ser música de filmes.
Para garantir que façam tudo certinho, aconselho que façam ensaios. Ensaios rápidos e somente com elas e a noiva. Quanto mais tempo demorar o ensaio, mais elas se dispersarão.
Espero que tenha ajudado!

Cal

Foto: Renato Zaar

Foto: Allan Kaiser

Foto: Vicente Barros

Foto: Beto Nascimento

Foto: Allan Kaiser

Foto: Allan Kaiser

Foto: Wilson Jr.

Foto: Anderson Oliveira

Foto: Allan Kaiser

Foto: Images of Love

 

Ficha Técnica:
Espaço: Casa Park, Murano
Fotógrafos: Renato Zaar, Allan Kaiser, Vicente Barros, Beto Nascimento, Wilson Jr., Anderson Oliveira, Images of Love.